Além de constituir obrigação legal, a existência da contabilidade decorre da necessidade de se ter informações para a gestão dos negócios e até mesmo da vida financeira pessoal, inclusive do Orçamento doméstico. Uma empresa sem contabilidade é como um navegador sem bússola, portanto, sem rumo, sujeitando-se ao naufrágio, que representa a Falência para a organização.
Como sanção, a inexistência da contabilidade pode trazer consequências de natureza penal previstas nos crimes falimentares. Por outro lado, se a empresa não mantém contabilidade não pode requerer recuperação judicial para evitar a sua falência, nem aproveitá-la com o prova em eventuais processos e ações de prestação de contas.
Autor: José Carlos FortesComo sanção, a inexistência da contabilidade pode trazer consequências de natureza penal previstas nos crimes falimentares. Por outro lado, se a empresa não mantém contabilidade não pode requerer recuperação judicial para evitar a sua falência, nem aproveitá-la com o prova em eventuais processos e ações de prestação de contas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário