sexta-feira, 4 de novembro de 2011


Análise Vertical


   A análise vertical é um processo comparativo onde se extrai relacionamentos percentuais entre itens pertencentes a uma mesma demonstração financeira de um ano. A finalidade é dar uma idéia da representatividade de um item ou subgrupo de uma demonstração financeira relativamente a um determinado total ou subtotal tomado como base. Tomando como exemplo, obtemos os valores percentuais de cada item pelo ativo total que corresponde 100%:



   No exemplo acima podemos verificar, a partir do ativo total da empresa, um descréscimo da participação relativa dos investimentos de curto prazo (Ativo circulante), que passaram a representar de 50% para 46% do ativo total em 20X2. De maneira inversa verificamos que aplicações de longo prazo (realizável e permanente) aumentaram suas participações relativas de um ano para o outro.

  A análise vertical, apesar de poder ser utilizada para todas as Demonstrações Financeiras, ganha mais importância na utilização de Demonstração de Resultados (DRE), onde podemos expressar os vários itens em relação às vendas, brutas ou líquidas, e, dentro das despesas, representar cada uma delas em relação ao total de despesas.

Analise Horizontal

Conceito

A análise horizontal consiste na comparação entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas, em diferentes períodos.

Finalidade

A finalidade da análise horizontal é elucidar as variações de cada conta ou grupo de conta dos balanços e demonstrações de Resultados, bem como de outros demonstrativos, através dos exercícios sociais, com o objetivo de identificar tendências.

Metodologia dos Cálculos

A análise horizontal é realizada com a utilização de índices. Um determinado exercício ano é considerado a base, e seu valor será associado a 100. Dessa forma, os índices dos exercícios sociais subseqüentes serão todos expressos em termos do índice-base (100).

Aplicação Prática


 Os Cálculos


Os número índices foram encontrados dividindo-se os valores do ano de 2008 pelos valores de 2007 e multiplicando-se por 100 e os valores de 2009 pelos valores de 2008 e multiplicando-se por 100, ou seja, foi usado com base, o ano imediatamente anterior, isto não é uma regra, pois poderia ser escolhido um ou alguns anos com base e a evolução ou involução dos outros anos seriam analisados em relação ao período ou períodos base.

Significado dos números índices:

Para conhecer a variação dos números índices e conseqüentemente seu significado basta fazer a subtração deste número por 100, o resultado será a variação. Por exemplo:


110.000,00 (ano base/2008)/ 100.000,00 (2007) = 1,10 X 100 = 110 ( número índice)
110 – 100 = 10
Como o número índice (110) é maior que 100, houve um aumento no Ativo Circulante de 2008 para 2009, e como o resultado da subtração do número índice por 100 foi 10 (positivo) diz-se que o aumento foi de 10%.


Fonte- http://contador.nacumbuca.com/2009/05/analise-horizontal.html

  Visite nossos bloggers:
Blogger Fiscal: http://www.manrefiscal.blogspot.com/
Para saber um pouco mais sobre a Manre Brasil acesse o site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário