SPED - Escrituração Contábil Digital - ECD -
Roteiro de Procedimentos
Introdução
A
Constituição Federal determina que as administrações tributárias da União, dos
Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, atuarão de forma integrada,
inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informações fiscais, na
forma da lei ou convênio.
Em
face dessa disposição constitucional foi instituído o Sistema Público de
Escrituração Digital - SPED, que compreende três grandes subprojetos:
a) a
Nota Fiscal Eletrônica - NF-e;
b) a
Escrituração Fiscal Digital - EFD;
c) a
Escrituração Contábil Digital - ECD.
Esse
último subprojeto, a ECD, visa a substituição da emissão de livros e documentos
contábeis em papel pela sua existência apenas digital, o que poderá beneficiar
os contribuintes na forma de simplificação e racionalização de obrigações
acessórias. A administração tributária também será beneficiada, tendo em vista
a racionalização de custos e maior eficácia na fiscalização.
Diante
de sua importância, neste Roteiro são analisadas as regras gerais aplicáveis a
esse novo meio de escrituração contábil.
I -
Instituição e aplicação
A
Escrituração Contábil Digital (ECD), integrante do SPED, foi instituída pela
Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB, por meio da Instrução Normativa
nº 787, de 19.11.2007, podendo ser usada para fins fiscais e previdenciários,
respeitados os limites legais.
Em
relação ao DNRC, órgão responsável por regular os procedimentos aplicáveis à
escrituração dos empresários e sociedades empresárias, destaca-se que já houve
o reconhecimento da ECD, por meio da Instrução Normativa DNRC nº 107/2008.
Considerando
o reconhecimento dessa modalidade de escrituração pelo DNRC, é possível afirmar
que a ECD possui validade jurídica, inclusive, nos processos de licitação em
concorrências públicas.
II -
Livros abrangidos pela ECD
A ECD
compreenderá a versão digital dos seguintes livros:
a)
livro Diário e seus auxiliares, se houver;
b)
livro Razão e seus auxiliares, se houver;
c)
livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos
assentamentos neles transcritos.
Podem
ser incluídos todos os livros da escrituração contábil em suas diversas formas.
O Diário e o Razão são, para o SPED Contábil, um livro digital único. Cabe ao
Programa Validador da Escrituração Contábil Digital mostrá-los no formato
escolhido pelo usuário. São previstas as seguintes formas de escrituração:
G -
Diário Geral;
R -
Diário com Escrituração Resumida (vinculado a livro auxiliar);
A -
Diário Auxiliar;
Z -
Razão Auxiliar;
B -
Livro de Balancetes Diários e Balanços.
Estas
formas de escrituração decorrem de disposições do Código Civil.
Em
relação às demais demonstrações contábeis, apesar de não haver obrigatoriedade
expressa de sua inclusão, as mesmas poderão ser inseridas, haja vista que o
leiaute da ECD está preparado para receber informações adicionais, a exemplo,
das notas explicativas.
Dessa
forma, o contribuinte poderá atender, por meio da ECD, as demais normas
aplicáveis à sua contabilidade, pois, o arquivo gerado pela ECD também
contempla as demonstrações contábeis, como Balanço Patrimonial, Demonstração do
Resultado do Exercício, bem como as demais demonstrações a que estão sujeitas
as pessoas jurídicas.
Fundamentação:
art. 2º da IN RFB 787/2007; Resolução CFC 1.299/2010; arts. 1.180 a 1.186 da
Lei nº 10.406/2002.
Fonte: http://www.fiscosoft.com.br/
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