terça-feira, 18 de outubro de 2011


PARA QUE SERVE O CONTABILISTA?

Assim como os médicos diagnosticam as doenças de seus pacientes, os contabilistas podem diagnosticar os problemas administrativos, financeiros e tributários dos empresários. E são esses problemas não identificados e não solucionados que os levam à insolvência e à falência.
  Por isso, não é o empresário quem deve selecionar o que deve ser remetido ao contabilista. Este é quem deve dizer ao empresário como devem ser elaborados os controles internos e quais os documentos hábeis necessários ao gerenciamento contábil, econômico-financeiro, tributário e fiscal do empreendimento. Por isso podemos dizer que o contabilista deve ser o maior confidente do empresário, bem mais que seus próprios familiares
  As empresas precisam se conscientizar que o papel do contabilista é o de informar o que os empresários não sabem sobre, contabilização, tributação e apuração de custos.
  A contabilidade não existe somente para atender às exigências  governamentais,mas também para servir de apoio à tomada de decisões pelo empresário, ajudá-lo a  estabelecer margens de lucros com base nos custos, não somente das mercadorias vendidas, mas também nas despesas fixas e variáveis, incluídos os impostos.
  Um dos grandes problemas enfrentados pelos contabilistas é o da falta de experiência empresarial de seu cliente. O empresário sempre acha que, não mandando todos os documentos ao contador, pagará menos imposto e, mesmo assim fazendo, pode estar pagando ao Fisco mais do que deveria.
  A Resolução CFC 560 estabelece detalhadamente as prerrogativas profissionais dos contabilistas.
  Uma das principais funções do contabilista é evitar principalmente que os empresários:
  • Sejam autuados pela fiscalização e obrigados a pagar elevadas multas.
  • Sejam surpreendidos por prejuízos constantes que os levarão à falência.

Para saber um pouco mais sobre a Manre Brasil acesse o site:
Fonte: http://entrada.escritacontabilidade.adv.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário