São muitas:
1. Informações Gerenciais: uma contabilidade atualizada permite a obtenção de vários dados para gerenciamento de um negócio, como custos, resultados, controle patrimonial e fluxo de caixa.
2. Planejamento Fiscal: sem parâmetros para analisar a tributação, um empreendimento pode estar pagando tributos acima do que deveria. A contabilidade serve como base de análise comparativa dos sistemas de tributação (lucro real, presumido, arbitrado e simples).
3. Atendimento das legislações: fiscal, tributária, previdenciária, trabalhista, societária e comercial. Sem a organização dos dados exigidos por cada legislação, não há como o negócio precaver-se de contingências e multas.
4. Organização e prevenção de fraudes: os procedimentos contábeis exigidos para que a escrituração esteja de acordo com as diversas normas permite aos controladores que estabeleçam rotinas adequadas, controles e relatórios para fins de controle patrimonial e financeiro.
5. Análise de crédito: bancos e outras entidades financeiras exigem, cada vez mais, que a contabilidade tenha um padrão internacional, para fins de análise preliminar de crédito.
Entretanto, a elaboração da escrituração contábil, a conciliação das contas, o aperfeiçoamento das rotinas e procedimentos para a obtenção dos objetivos desejados exige, dos profissionais de contabilidade, um trabalho constante de monitoramento e aperfeiçoamento dos auxiliares envolvidos no processo.
Fonte- portal de contabilidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário