terça-feira, 17 de abril de 2012

Fuja das ciladas ao entrar na aventura do novo negócio

 Abrir as portas de um novo negócio é muito mais do que investir algum dinheiro em uma ideia que o empreendedor julga inovadora. Há algumas questões básicas que precisam ser resolvidas e bem planejadas antes de se lançar na aventura de ser o próprio patrão.
Os riscos de mercado já são muitos, mas alguns deles podem ser identificados e neutralizados: a falta de afinidade com o negócio, não ter dinheiro para se manter tranquilo por pelo menos um ano, não conhecer as expectativas de seu público, ser inovador demais ou de menos e, claro, não ter um modelo de negócio definido são erros que fazem o seu empreendimento ser fadado ao fracasso.
O consultor do Sebrae e da empresa Idea, João Luiz Borges de Araújo, avalia que um dos passos para saber se a sua ideia vai dar certo no mercado é fazer uma pesquisa de mercado que identifique seu público-alvo.
"É indicado buscar uma opinião técnica, que vai além da opinião do amigo ou da esposa, que têm envolvimento emocional com o empreendedor. O Sebrae, nesse ponto, sempre pode ajudar com consultoria", recomenda.
Além disso, a localização errada da empresa também pode contar ponto contra na hora de fazer o balanço no final do mês. "Se tenho um bom negócio, mas ele está localizado em um local com riscos de assalto, sem infraestrutura logística e de comunicação, fatalmente vai dar errado. É um bom negócio em má localização".
Inovação é importante, mas tem que ser na medida certa. Se for demais, o consumidor não cria identidade com o produto ou serviço, afirma o especialista. "É importante inovar, mas tenho que conhecer as necessidades do meu público. Se ele quer um atrativo a mais, vou trabalhar uma linha. Se ele é mais tradicional, então busco outra linha, um pouco mais conservadora".
Mas, e a afinidade? Pensar que um negócio vai dar certo mesmo quando a área não é aquela que você sempre quis atuar também pode ser um erro fatal. Identificação com a empresa é fundamental, além, é claro, ter caixa para manter as contas em dia por, pelo menos, um ano.
"Pensar que depois dá para ir atrás do prejuízo não é certo. É preciso ter um recurso estimado para um ano para ter uma folga e não ficar desesperado porque as vendas não chegaram ao esperado. Além do mais, nem sempre há crédito facilitado para empresas novas no mercado", diz Araújo.
Para não fracassar
Pesquise antes
Opinião de amigos não é tudo
“Tenho um grande mercado consumidor”. Sem uma pesquisa séria, é impossível acreditar nessa afirmação. A opinião de amigos, na maior parte das vezes, também não vale como critério para investir. O ideal é buscar a opinião de consumidores, em um primeiro momento, e depois profissionalizar a pesquisa.
Criatividade demais é um risco
Na medida certa
Ideias inovadoras demais. Tudo bem que Steve Jobs seguia a máxima de que a inovação é a chave para o sucesso. No entanto, se o seu produto é tão de ponta que nem o consumidor entende, não vá esperar que ele compre essa ideia.
Consulte seu bolso
Boa ideia, mas cara
É o básico. A ideia pode ser ótima, mas se você não tiver capital para bancá-la, nem sempre vale a pena investir. Um plano de negócios pode ajudar, e muito, nessa etapa. Saber exatamente quais serão os ganhos e os gastos, de onde sairá o dinheiro para manter o negócio no mercado e ter um capital de giro são fundamentais.
Estratégia é tudo
Tenha um modelo definido
Você precisa saber exatamente como vender sua mercadoria ou serviço. Afinal, a finalidade máxima do seu negócio é ganhar dinheiro. Se você tem uma ideia, verifique como vai comercializar o produto, quais são os compradores em potencial e como você vai chegar até eles.

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